quinta-feira, 28 de agosto de 2014

The  Moon   That   Embraces      The        Sun
           일을 품은
Pessoas, venho hoje comentar sobre esse dorama muito elogiado e querido por todos que o viram. Sem dúvida, um dos melhores do ano até agora e um dos melhores que já vi desde quando comecei a ver dramas. The Moon That Embraces The Sun tem uma história bem clássica e épica, digna de suspiros, choros e gritos angustiados dos telespectadores. É o tipo de dorama que te envolve do começo ao fim, sendo impossível não ser cativada pela linda e inteligente história que nunca fica cansativa; e ao mesmo tempo que não vemos a hora de ver o final e acabarmos com a aflição, assim também não queremos que o dorama termine, de tanto que nos apegamos aos personagens.

Título: 해를 품은 달 / Haereul Poomeun Dal
Também conhecido como: The Moon Embracing the Sun / The Sun and the Moon
Gênero: Romance, Fantasia, Épico, Drama
Total de episódios: 20
Canal: MBC
Período de Transmissão: 04 de Janeiro à 15 de Março de 2012
Direção: Kim Do Hoon (김도훈)
Roteiro: Jin Soo Wan

Baseado na obra: Jung Eun Gwol 
Confesso que sempre fico receosa em comentar sobre um drama do porte de The Moon That Embraces The Sun. Mas vou tentar aqui expor o que senti ao acompanhar esse drama marcante. Só de ouvir a trilha instrumental nesse momento (buscando mais inspiração!) me dá vontade de chorar e/ou ver tudo novamente. Mas sem mais delongas, vamos à história:


A história se passa no período da dinastia Joseon na Coréia e há dois núcleos de atores: os adolescentes e depois os jovens. Vou explicar melhor, tentando não dar muitos spoilers, ok?!

Quando ainda adolescentes Lee Hwon (Yeo Jin Goo) eYeon Woo (Kim Yoo Jung) se conhecem inusitadamente e acabam se apaixonando. Ele é o Principe Herdeiro e ela filha de uma família nobre. Na época as moças podiam se candidatar para a posição de Princesa Herdeira (futura rainha) e apesar de não ser a que preferida de uma ala do palácio, Yeon Woo acaba vencendo a competição, graças à suas habilidades e à ajuda de Lee Hwon que não mede esforços para te-la como esposa. 
O romance dos dois é fofo e bem ingênuo, muitos suspiros e risadas são garantidas até determinada parte do episódio 5. Depois já preparem os lencinhos e deixem o estoque reservado, pois a parte tensa e angustiante da história começa. O casal cativante que tanto nos conquistou, é separado drasticamente por uma tramoia encabeçada pela avó do próprio Lee Hwon que almeja conquistar mais poder na política, colocando como princesa herdeira a filha do Primeiro Ministro - comparsa e parente dela de sangue. 
Chorei litros nessa cena!


O coitado do Lee Hwon (e todos nós, pelo menos por algum tempo) pensa que Yeon Woo está morta. Nem preciso dizer que o príncipe sofreu demais né?! E ainda foi obrigado a se casar com a tal garota que a avó tanto queria, a Bo Kyung(Kim So Hyun).

Anos se passam! Mais precisamente, 8 anos e nosso Lee Hwon (agora Kim Soo Hyun)  já e rei e ainda sofre pela perda da Yeon Woo. Foge a todo custo de sua obrigação no casamento de gerar um herdeiro para o trono e o interessante: é um rei bem atento e muito difícil de ser trapaceado por seus ministros corruptos, que vivem armando planos para lhe prejudicar.



Para fugir de suas obrigações no casamento, Lee Hwon diz estar doente e para afastar os espíritos maus do rei, resolvem colocar uma espécie de talismã humana no quarto do rei enquanto ele dorme. Inusitadamente, quem acaba parando no quarto do rei é a Yeon Woo, só que nem ele tem idéia disso e muito menos ela sabe o que está acontecendo! 


Vocês devem estar se perguntando: Mas como assim, a Yeon Woo não morreu? Se ela não morreu, como ela pode não ter idéia da situação?

Calma, para não dar muitos spoilers, só vou dizer que Yeon Woo foi salva e mantida escondida durante todo esse tempo e perdeu a memória. Isso mesmo, não se lembra nem do próprio nome e acreditou ser uma xamã, e daí de uma maneira ou outra, acaba sendo escolhida para ser a talismã do rei. Não vou explicar certinho o que seria xamã, mas garanto que a medida que assistirem o dorama, vão entender perfeitamente, o que vem a ser isso.



Perguntas que não querem calar: Lee Hwon reconhecerá Yeon Woo? Yeon Woo recuperará a memória? Como todos verão esse estranho relacionamento entre o rei e uma simples xamã? E como esse possível romance pode dar certo agora que o rei já é casado? 




Bom, agora abro espaço para os demais personagens interessantes e também importantes do dorama:

Príncipe Yang Myung (Lee Min Ho) é irmão de Lee Hwon e um filho ilegítimo do rei com uma concubina. Por isso, Yang Myung não vive no palácio e sim perambulando pelo mundo. Apesar disso, é reconhecido pelas pessoas que o vêem com muito carinho e tem uma boa relação com seu irmão, pelo menos até Yeon Woo entrar na história. Yang Myung é amigo do irmão de Yeon Woo e por isso é bem conhecido da família, sempre estando por perto. Também apaixona-se pela menina de 13 anos e chega até a implorar ao rei que o deixe se casar com ela. O problema é que a menina apesar de o ter em alta conta, não compartilha do mesmo sentimento.


Assim, Yang Myung é bem aquele personagem secundário triste que desde o começo da história sabemos que sofrerá o dorama inteiro, mas não conseguirá ficar com a garota. E em The Moon That Embraces The Sun, isso fica claro! E gostei disso, pois desde o começo o romance entre Lee Hwon e Yeon Woo era bem decidido e não deixava mesmo espaço para terceiros ou qualquer dúvidas de quanto à quem Yeon Woo escolheria. Mas com a suposta morte de Yeon Woo, abre-se leque para várias situações não é mesmo?! 

O jovem Yang Myung (Jung ll Woo) inusitadamente conhece uma simples xamã e logo é cativado por ela, que também lhe chama a atenção por se parecer com a Yeon Woo. Mais uma vez, sente-se horrível ao descobrir que o agora rei, Lee Hwon, também está de olho na mesma mulher que ele.

A agora jovem rainha Yoon Bo Kyung (Kim Min Seo - Baby Faced Beauty) é uma mulher amargurada por não conseguir conquistar seu próprio marido, o rei. Faz de tudo para agradar sua majestade, mas ele não lhe dá espaço. Bo Kyung não chega a ser a vilã mas sim a grande manipulada da história, usada pelos mais velhos para conseguissem mais poder.



Jung Hui (Kim Young Ae), sim, e é a grande vilã. Respeitada por todos pela idade e pela posição de avó do rei, não mediu esforços para conquistar mais espaço na política, colocando pessoas de seu lado da família no palácio.





Seu grande comparsa é seu sobrinho, o ministro mais importante - Yoon Dae  Hyung (Kim Eung Soo) - pai da rainha Bo Kyung. Na verdade, esse sim é o grande vilão e sempre ficava tramando contra o rei, já que este não se deixava enganar e ser manipulado por ele e outros ministros corruptos.



A grande xamã Jang foi extremamente importante em toda a história. Foi incumbida de "dar um jeito" (leia-se matar) a então Princesa Herdeira Yeon Woo, mas em contrapartida tem uma dívida antiga com uma amiga  a pagar. Como assim?! Assistam e também surpreendam-se com a história.

Digna de nota também é a personagem da princesa Min Hwa (Jin Ji Hee), irmã de Lee Hwon. Uma menina bem animada, imperativa e teimosa, do tipo que quando coloca uma coisa na cabeça ninguém mais tira e acaba convencendo a todos com seus ataques de choros repentinos. Eu ri muito com ela nos primeiros episódios, pois logo ela interessa-se pelo irmão da Yeon Woo e não dá mais sossego para ninguém.



Sem sombra de dúvida, essa foi a personagem que mais surpreendeu à todos. É certo que foi ingênua e não tinha muita idéia do que acontecia, mas nem por isso, deixou-se de sentir culpada! Quando jovem é interpretada por Nam Bo Ra e de alguma forma conseguiu tudo o que queria!


Heo Yeom (Si Wan) é irmão da Yeon Woo, jovem estudioso e com um futuro promissor pela frente. Acaba entrando no palácio como professor do Príncipe Herdeiro e nisso, Min Hwa acaba se apaixonando pelo mesmo. Quando adulto (Song Jae Hee) já não ocupa mais alguma posição de prestígio e sofre muito com a falta da irmã.






Não poderia deixar de falar desses personagens:

Seol (Suh Ji Hee) é a escrava de Yeon Woo e apesar da função é muito querida pela família Heo e tratada como uma moça normal. Secretamente nutre sentimentos pelo Heo Yeom. 






Quando já jovem (Yoon Seung Ah) ainda está de alguma maneira no encalço de Yeon Woo e sempre a protegendo, junto com outra garota fofa, a Jan Shil (Bae Noo Ri).

Kim Chae Woon (Lee Won Gun/Song Jae Rim) é o homem de confiança do rei Lee Hwon. Sempre ao lado de sua majestade, Woon está sempre pronto a defender o rei e é o grande parceiro desde em todos os momentos, até nas escapas do palácio. Acaba enfrentando um grande dilema, pois ao mesmo tempo que é amigo e escudeiro do rei, é também amigo do "rival"  Príncipe Yang Myung.

Agora eis o personagem mais divertido de todos: o assistente pessoal do rei, Hyung Sun (Jung Eun Pyo). Junto com Woon, era a pessoa que o rei mais confiava. Desde quando o rei ainda era Príncipe Herdeiro, Hyung Sun sofria com as artimanhas do garoto, que quando jovem também não deixou de aprontar. Ria muito com a cara do Hyung Sun quando o rei insinuava que tinha um caso com o Woon, ou quando o rei o mandava virar o rosto pois não queria vê-lo mais. KKKKKKKKKKKKKK 


Enfim, Hyung Sun é aquele personagem carismático e divertido que abranda o clima numa história tensa e garante boas risadas ao longo do dorama.

Como perceberam, são vários os personagens importantes de The Moon That Embraces The Sun, que conta com um maravilhoso elenco, escolhido a dedo. Absolutamente todos atuaram bem e convenceram em seus papéis, seja nos fazendo passar muita raiva, nos emocionando ou nos fazendo dar gargalhadas.

É claro que o peso caiu sobre o trio principal, onde tanto os atores mirins como os jovens brilharam em seus personagens. Vou fazer coro com todos que já viram o dorama e dizer que os atores mirins estão de parabéns. Suas atuações foram excelentes, tanto que seguraram a barra e mantiveram o interesse dos telespectadores por 6 episódios, fora os flashbacks ao longo dos demais episódios. Derramei muitas lágrimas com essas crianças viu?!

Os jovens mantiveram o alto nível de atuação e continuaram a nos emocionar durante toda a história. Se eu já fui surpreendida por Kim Soo Hyun em Dream High, em The Moon That Embraces The Sun nem se fala né?! Afinal, o que é esse homem chorando gente?! E o olhar dele de apaixonado e triste? A devoção e fidelidade à Yeon Woo mesmo depois de 8 aos e ainda achando que a mesma estava morta? Fora que amei o jeito dele de governar, não dando mole aos políticos corruptos. Dá para nitidamente perceber que o ator esforçou-se muito para o papel e todo o esforço valeu a pena. Realmente é um dos melhores atores da atualidade!


Han Ga In teve a difícil missão de interpretar uma garota sem memória e ainda ao lado do talentoso Kim Soo Hyun. Olha, é díficil eu gostar 100% das mocinhas nos doramas, mas nesse caso, eu amei a mocinha. Não me decepcionei com ela em nenhum momento. Gostei demais da forma como ela levou a personagem, não dando uma de coitadinha ou santinha demais! 

Jung ll Woo (Take Care of AgashiFlower Boy Ramyun Shop) mais uma vez cativa à todos com sua excelente atuação, principalmente nos episódios finais onde é determinante para o final da história. Sua também devoção e amor pela Yeon Woo é admirável e de dar pena! Não posso negar, que ele é lindo e sua voz é demais né gente! 
Uma curiosidade, é que ele não foi o primeiro escolhido para o papel e só entrou depois do então escolhido ter recusado por já estar em outro projeto. Sinceramente, não consigo imaginar outro no personagem do Príncipe Yang Myung agora.


É certo que não teríamos amado tanto quase todos os personagens se o roteiro do dorama não fosse incrível né?! O roteiro é baseado no livro de Jung Eun Gwol, publicado em 2005. Essa autora é também muito conhecida e querida por ter escrito o livro que deu origem ao dorama S&S. Todos concordam que a mulher é talentosa né?! Já sou fã dela! Como eu queria que seus livros fossem publicados no Brasil! (não custa sonhar!)

Aliás, todos da produção merecem nossos parabéns. O diretor e roteirista por conseguirem adaptar tão bem a história, a todos os profissionais envolvidos e claro, ao pessoal que cuidou da trilha sonora, que só deixou o dorama ainda melhor. Absolutamente perfeita! As faixas instrumentais são maravilhosas! 

Tema Principal: Back In Time - Lyn
The One and Only You - cantada pelo próprio Kim Soo Hyun 
Uma das lindas faixas instrumentais:
Enfim, meu povo, não tenho muito mais o que falar desse dorama! Ao meu ver, foi perfeito, não tenho nenhuma reclamação! Se você ainda não viu um drama épico, daí uma excelente oportunidade de começar! The Moon That Embraces The Sun é um dos melhores doramas dos quase sessenta que já tive chance de ver e indico sem medo de errar a todo mundo. Já acompanhei e estou acompanhando vários dramas de 2012, e diga-se a verdade: esse ano está difícil escolher um predileto, pois é um melhor que o outro né?! Mas já posso me adiantar e dizer que The Moon That Embraces The Sun é o melhor até agora junto com The King 2 Hearts (meu próximo post de drama!), que inusitadamente o substituiu na grade de programação. MBC com tudo esse ano! Ainda preciso terminar o muito comentado Rooftop Prince e esperar o ano terminar para dar meu veredicto definitivo, mas sabe quando você sente que vai ser difícil mudarem sua idéia?! Então, é isso aí. 
Pelo menos lá na Coréia o dorama foi um sucesso e já ganhou vários prêmios, entre eles o 48th Paeksang Arts Awards de Melhor Drama de 2012 e Kim Soo Hyun como Melhor Ator na categoria séries de TV.
Download: YöDramas, aqui e aqui!
Mais alguns gifs surtantes de brinde!

Quem aí não surtou e suspirou nessa cena hein?!
Olha, essa rainha sofria com essas "investidas" do rei!
Aii que lindos!
 
Uma das minhas cenas prediletas! KKK
Momento de descontração nos bastidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário