quarta-feira, 27 de agosto de 2014

 Bridal Mask
 신부 마스크
É incrível como ultimamente só comento sobre excelentes dramas coreanos não?! A dramatologia coreana esse ano está demais! Sem exagero! Prova disso, é que mais uma vez venho aqui comentar de um dorama muito bem produzido, com um roteiro bem interessante e com ótimas atuações. Bridal Mask fez muito sucesso na Coréia, sendo líder de audiência na programação, batendo até mesmo os aguardados Arang and Magistrate e To The Beautiful You.




Título: 각시탈 / Gaksital
Também conhecido como: Bridal Mask
Gênero: Épico, Ação, Drama, Romance
Total de episódios: 28
Canal: KBS2
Período de Transmissão: 30 de maio à 06 de setembro
Roteiro Original: Manhwa Gaksital de Huh Young Man
Direção: Yoon Sung Shik
Roteiro Adaptado: Yoo Hyun Mi



Confesso que ainda não sei como vou falar para vocês sobre Bridal Mask, pois aconteceram tantos desdobramentos ao longo dos 28 episódios, que é até difícil lembrar como os personagens eram no começo da história. Vou tentar ao máximo não dar spoilers, ok?!

Antes de mais nada, vocês tem que saber que o dorama se passa na época da ocupação japonesa na Coréia. Dei uma pesquisada por alto e realmente houve esse período na história, só não sei até onde os acontecimentos do drama batem com os acontecimentos reais e logo de cara, essa foi uma das coisas que mais me chamou a atenção em Bridal Mask. Nunca havia assistido um drama passado nessa época, nos anos 30, e realmente foi bem interessante e diferente acompanhar como foi difícil e tenso esse período para o povo coreano. 

Por exemplo, o fato dos japoneses contratarem mulheres coreanas para servirem como enfermeiras na guerra quando na verdade, seriam usadas como escravas sexuais é bem retratada em Bridal Mask. Você pode saber mais sobre essa triste situação na matéria especial que o SarangInGayo fez! 


Agora sim, sem mais delongas, vamos conhecer os personagens de Bridal Mask:

Lee Gang To (Joo Won) é um arrogante oficial da polícia, que apesar de ser joseon (coreano) tem orgulho de ser servir ao Império Japonês. Desde adoslecente não se conforma com sua origem e dedicou-se muito para conseguir uma posição na delegacia de polícia da cidade. Para isso, acaba até mesmo maltrando seu próprio povo e sua família que sofrem com a dominação japonesa. Assim, é odiado e temido por todos.

Logo no primeiro episódio Lee Gang To se depara com Mok Dan (Jin Se Yun), uma garota joseon que não aceita a dominação japonesa e coincidentemente é filha de Dam Sa Ri (Jun Noh Min) -  um dos líderes revolucionários do povo joseon que outrora foi preso pelo próprio Lee Gang To e atualmente está foragido.



A partir daí, Lee Gang To e Mok Dan entram num jogo de gato e rato, pois ele vai querer de qualquer modo voltar a capturar Dam Sa Ri e para isso pretende usar a filha deste. Mok Dan é artista num circo e tem uma verdadeira devoção por seu pai, o qual não vê a hora de rever.


Agora, eis que lhes apresento Gaksital, o personagem mais importante da história. Ninguém sabe a verdadeira identidade do herói que aparece sempre que o povo joseonestá sendo humilhado pelos japoneses, usando uma roupa branca e uma máscara tradicional de noiva. E obviamente, Lee Gang To não vai medir esforços para capturar o mascarado.

Kimura Shunji (Park Ki Woong) é um jovem professor que apesar de ser japonês é muito querido pelo povo joseon da cidade, pois trata bem a todos e tem prazer em ensinar as crianças. Shunji acaba conhecendo Mok Dan e até mesmo ajudando-a a fugir de Lee Gang To algumas vezes. O interessante é que Shunji e Lee Gang To são melhores amigos. Shunji não quis seguir a carreira militar da família, sendo que seu irmão mais velho é capitão da polícia e portanto chefe de Lee Gang To, o qual vive tentando prejudicar.

Depois de alguns episódios, desdobramentos importantes acontecem, os quais acabam mudando completamente o dorama. Quem era o vilão acaba tornando-se mocinho e o inverso, de certa forma também acontece. Melhores amigos tornam-se inimigos e segredos do passado vem à tona, enquanto personagens secundários nos surpreendem.

Se você odiou o inescrupuloso Lee Gang To até então (não foi o meu caso!!), acabará compadecendo-se dele e inevitalmente, será cativada por esse personagem e pela ótima atuação de Joo Won. 

E prepare-se para a mudança brusca de personalidade de Shunji. Não se engane com os sorrisos e o jeito todo prestativo dele nos primeiros episódios. Aqui também vale destacar a ótima atuação do ator Park Ki Woong. 

Quanto ao romance, a fase mais interessante começa a partir do momento que Lee Gang To descobre quem era a Mok Dan na verdade. Como assim? De alguma maneira ambos se conheceram durante a infância mas vieram e se separar. Eu amei osflashbacks desses momentos que foram tensos e fofos ao mesmo tempo.

A partir dessa descoberta, a dinâmica entre eles fica bem interessante. 

Pois se de um lado Lee Gang To fica surpreso e feliz, Mok Dan não tem idéia da verdadeira identidade do arrogante policial, e muito menos que o mesmo é agora o Gaksital, o qual vive a salvando das emboscadas do agora inconstante Shunji que mesmo se dizendo apaixonado por ela não vai medir esforços para combater quem se levantar contra o império japonês! 
Surtei nessa cena!


****
Como e por que Lee Gang To tornar-se o Gaksital? Quem era Gaksital até então? Quando e como Mok Dan descobrirá? E por que Shunji ficou tão perigoso e inconstante? Qual foi a causa da mudança súbita de personalidade? Só assistindo o drama para descobrirem!
**** 


É importante frisar que o foco de Bridal Mask não é o romance! Há sim, várias cenas fofas entre Mok Dan e Lee Gang To, mas não tantas como gostaríamos! O foco está na questão social e política do período que a história se passa e temos bem mais cenas entre Lee Gang To e Tamura Shunji que entre o casal.



Aliás, as cenas entre esses dois eram ótimas. Outrora melhores amigos, agora inimigos velados. É claro que durante boa parte da história Shunji não sabe sobre a vida dupla de Lee Gang To. Isso, no entanto, não quer dizer que Shunji foi bobo e lento, não! Pelo contrário, ele era muito perspicaz e não demorou muito a começar a desconfiar de Lee Gang To. Só que se Shunji era esperto, Lee Gang To era mais ainda. Este sempre tinha uma desculpa na ponta da língua para suas escapadas da delegacia e suas "ausências" nos confrontos com o Gaksital. Lee Gang To além de sorte, tinha muito é lábia também!


O fato de não ter lá tanto romance não me fez gostar menos do dorama! A história me prendeu de tal forma do começo ao fim que não senti tanta falta da típica comédia romântica tão comum nos dramas. 



Não poderia deixar de falar da Ueno Rie (Han Chae Ah) que foi uma das personagens mais interessantes em Bridal Mask. No começo não entendemos nada do papel dela na história, mas aos poucos vamos descobrimos que ela pertence à uma misteriosa organização pró-japonesa e parece ter uma queda pelo Lee Gang To. 



Olha, não vou comentar muito sobre essa personagem para não dar spoilers. Só vou dizer que não consegui ficar com muita raiva dela e pelo contrário, cheguei até a torcer para que o Lee Gang To desse alguma esperança para ela! Interessante também era aquele fiel servo dela né?! 


Não vou comentar sobre todos os personagens para não me prolongar demais, mas vale citar os irreverentes Lee Shi Yong (Ahn Suk Hwan - Big,Rooftop PrinceBBF, etc) e sua esposa Lee Hwa Gyung (Kim Jung Nan - A Gentleman's Dignity), membros da realeza coreana que após traírem o próprio país, não mediam esforços para agradar os japoneses.

O pessoal do circo Far East onde Mok Dan trabalhava:

A madame e os demais funcionários do Club Angel:

Os policiais, sendo que entre eles o mais chato e irritante de todos era o tal de Koiso! Que raiva desse homem gente!

O governador Wada (Song Min Hyung).

O pai do Shunji, o cruel Kimura Taro (Chun Ho Jin)

E por aí vai minha gente, como já disse, são muitos personagens e cada um teve sua importância na história. Com o decorrer dos episódios vários personagens vão surgindo,  enquanto outros tantos vão morrendo, ao passo que outros, até então meros coadjuvantes, passam a ter grande importância e destaque na trama. Queria falar muito com vocês sobre um determinado personagem que foi importantíssimo no começo da história e o quanto o ator foi excelente, mas novamente, não quero darspoilers desnecessários. Só quem já viu sabe de quem estou falando!

Assim, preparem-se para muitas mortes, torturas (agonizantes), lutas, emboscadas. Em Bridal Mask, o que não falta é AÇÃO, do começo ao fim! Gostei muito das cenas de lutas (Gaksital era o cara e ganhava praticamente todas!)

E não somente os finais de episódios eram tensos e nos deixavam ávidos por mais, como também, havia muita tensão e ação, cenas e desdobramentos importantes, no meio de cada episódio!

Desculpem se estou exagerando, mas acontece que fui muito cativada, não só pelo Joo Won, como também por todos os atores e pela história bem construída de Bridal Mask desde o primeiro episódio. Não sei se será um dorama que todas vão surtar e amar de paixão, mas eu gostei muito, exatamente por conta da temática! A medida que os episódios vão passando, o sentimento de luta pela liberdade e revolução ia crescendo e eu me via torcendo demais para o povo coreano.

Espero realmente que todos deem uma chance à Bridal Mask, que às vezes, pode até não corresponder à todas suas expectativas, mas com certeza, você vai acabar aprendendo um pouco mais da história da Coréia e de quebra acompanhar um dorama diferente e bem roteirizado cheio de ação, suspense, tensão, drama e emoção. 

Não falar nadinha nadinha sobre o final, pois qualquer coisa que eu diga vai ser uma baitaspoiler! E peço que quem já viu não comente muito sobre para não estragar para quem ainda não acompanhou, ok?! Assim que terminei corri para desabafar com a querida Júlia do Drama Lovers no facebook, pois acompanhamos o dorama praticamente juntas, surtando muito nos comentários, mensagens, compartilhamentos, etc. 

Assim, volto a suplicar que todos vejam Bridal Mask, um dos melhores dramas que já vi e um dos melhores do ano! Aposto que nem vai ligar para o fato do drama ter 28 episódios!


======================================================
Download: Projeto completo pelo Meteor Dramasaqui! e em andamento pelo No Goodaqui! Agradeço demais à esses dois fansubs pela qualidade rapidez na tradução!
======================================================


Agora, me deixem surtar com o Joo Won um pouquinho, por favor? Confesso que me apaixonei por essa criatura! Surtei total! Sabe aquele ator que além de ser bonito, tem lá seu charme especial?! Pois bem, Joo Won é assim! Quando comecei a ver o drama, uma amiga me avisou que eu iria odiar o personagem principal nos primeiros episódios, mas isso não aconteceu. Foi amor à primeira vista! KKKKKKKKKKKKKK





Acho que os olhares e a voz foram o que mais me cativaram e só para me fazer surtar ainda mais, Lee Gang To/Joo Won ficava lindo demais naqueles ternos sob medida! Não é à toa, que era considerado o moço mais bem vestido na cidade. 





E quando ele falava "BINGOO?!" \o/ \o/ 

E quando ele inventava de cantar e dançar no Club Angel? OMG! Essas cenas poderiam ter durado mais não é mesmo?

Aliás, Joo Won foi até corajoso em aceitar o papel de Lee Gang To/Gaksital. Alguns atores recusaram por medo de prejudicarem suas carreiras no Japão!

Joo Won já entrou no meu rol de mais queridos e assim como Jang Geun Suk, Lee Min Ho, Si Won, vou querer ver todo e qualquer trabalho desse ator. Aliás, a maluca aqui já começou a ver Ojakgyo Brothers, um dorama que ele fez ano passado com a UEE, o qual também fez muito sucesso na Coréia. O único problema é que este simplesmente tem mais de 50 episódios! Mas desde quando isso é um problema? Quanto mais Joo Won, melhor!! kkkkkkkkkkkkkkk

Ok, surto da Alayana parando em 1 2 3 ....Pronto! KKKKKKK

Fiquem com alguns vídeos com músicas da ótima OST do dorama:

Goodbye Day - Ulala Session's


Holly - Amei demais essa intrumental:

Judgement Day - Lee Jung Hyun & Joo Won - Decorei essa música! KK E sim, o Joo Won também canta!! \o/ 

Love and Love - Joo Won - Linda demais essa música, perfeita para Lee Gang To e Mok Dan


 Gente, há tantos MV's e montagens feitas por fãs de Bridal Mask no Youtube! Eu já tinha baixando o 1º episódio há algum tempo, mas só fui começar a ver mesmo quando vi esse MV que a danada da já citada Júlia compartilhou num grupo do facebook:

E mais alguns gifs:








E até mesmo em Bridal Mask, Gangnam Style está presente! KKK Amei esse policial gordinho! 

Bom gente, por hoje é "só"! Perdão pelo tamanho do post, mas Bridal Mask merece!

Um comentário:

  1. Terminei agora de assistir este drama e confesso que me apaixonei pela história, poderia ter mais 28 episódios. Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir